posts

Instinto reprimido

Quão distante estamos da natureza? É claro que para responder, antes precisamos definir o que é natureza. Para alguns é a grama que cobre o quintal ou a floreira do jardim. Para outros, é o parque da cidade ou a chácara com piscina no final de semana. Mais...

Formigas desorganizadas

Acompanhar as notícias é como assistir novela. Temos os nossos personagens preferidos e os que não gostamos, aqueles que nos fazem rir e os que nos fazem chorar. Não importa o quanto detestemos os vilões, acompanhamos as suas malvadezas de perto, saboreando a ira que eles provocam. Mais...

Reconhecimento autopromovido

Por que preparar o jantar se já inventaram delivery de pizza? A não ser que seu affair tenha restrições alimentares, fast food parece a opção perfeita, restando tempo para todas as outras coisas mais interessantes que cercam um jantar. Mais...

Rebelde sem causa

Velhos são conservadores, quase que por definição. A vivência os ensinou a gravidade de lidar com os próprios erros, o tempo os ensinou o sofrimento da perda, e seus corpos envelhecidos, ensinaram a lidar com a dor. Ser conservador significa temer a mudança, porque mudança é sofrimento. Mais…

A democracia que falta

Em 2018, as eleições quase levaram o Brasil a uma guerra civil. Nenhuma cena marcou mais do que o planalto central dividido por um muro e a extensa terra de ninguém. Juntar os protestos poderia mesmo ser perigoso, o que torna tudo isso ainda mais inaceitável. Mais…

Gargalos de gente

7h da manhã. Você acorda com sono, fome e pressa. Pressa, não apenas porque você quis dormir até o último minuto possível, mas porque você sabe que existe um engarrafamento te esperando entre a sua casa e o trabalho. Mais…

A promessa do livre mercado

Pelo fim do protecionismo podemos reduzir nossas barreiras e deixar que as melhores empresas vençam na luta pelos mercados. O problema é que as “melhores” empresas (que produzem mais, por menos) estão no avançado mundo rico, e na servidão oriental. Mais…

Somos órfãos em uma nave espacial

Um dia despertamos, inteligentes e confusos, em um universo desconhecido. É claro que não foi de repente, até esse ponto o processo já durava milhares de anos, nos distanciando de nossos primos em fisionomia e capacidades. Mais…

A necessária igualdade

A igualdade não é apenas um objetivo desejável na democracia, é essencial, já que apenas ela pode controlar os excessos dos privilegiados e evitar a exploração dos mais pobres. Mais…

Porta aviões não prende corrupto

Eu já quis ser piloto da Força Aérea. Desde pequeno sou apaixonado pelos belíssimos Tucanos fabricados no Brasil e quando garoto eu sonhava em voar por cima da floresta Amazônica, protegendo o território nacional e combatendo os seus muitos vilões. Mais…

A importância dos socialistas de iPhone

Sim, é verdade que o iPhone é o símbolo máximo do capitalismo, a vaidade fútil de algo que custa o dobro apenas pelo luxo de ter o logotipo de uma maçã. Um produto que não combina em absoluto com os ideais socialistas, mas será o socialista de iPhone um problema? Mais…

Como fazer política todos os dias

A democracia é decepcionante e as eleições são o momento em que nos sentimos mais impotentes. É difícil de acreditar que nosso voto tem algum valor ou que o candidato que escolhemos trabalhará pelo que acreditamos. Mais…

O preço de uma eleição

Esse título pode ter mil interpretações, mas o seu objetivo é literal. Eleições custam caro e estão longe de atender as necessidades democráticas, então não existe melhor momento para discutir o seu aperfeiçoamento do que ao final de uma.   Mais…

A sombra da derrota

Não existe razão nas eleições, as pessoas querem alguém para idolatrar, que tenha respostas tão simples para os seus problemas quanto a visão limitada que têm do mundo, e por isso trocam o salvador Lula pelo messias Bolsonaro.  Mais…

O voto de repúdio

Eu cresci com os dois pés na direita. Aos poucos eles foram se afastando um do outro, até um deles pisar sem medo na esquerda. É diferente de estar em cima do muro, porque esse muro não existe. Mais…

Para que serve a escola

Todo mundo sabe que a escola serve para educar, mas o que exatamente? Não importa, o importante é que as crianças estejam na escola. Essa já é uma máxima tão poderosa quanto colocar bandidos nas cadeias, ninguém pensa se é a melhor das ideias, só querem trancar todo mundo e perder a chave. Mais…

A importância de imaginar o amanhã

Dizem que nós devemos viver o agora, deixar o passado para trás e esperar o futuro acontecer. Existe muita verdade nesse conselho, principalmente para os mais ansiosos. Mais…

O preço das mudanças

Para acabar com a poluição dos oceanos, é necessário endurecer a legislação (ou criar uma) contra plásticos de uso único, como sacolas de supermercado e garrafas pet.  Mais…

Quer dizer que eu sou hipócrita

A moderna ansiedade de se sentir querido, somada à incapacidade de absorver tudo o que vê, favorece o surgimento de diversos tipos de hipócritas. O mais comum pode ser chamado de Conveniente. Mais…

O aluno de farda

Colégio militar é a mais recente resposta para solucionar o caos das salas de aulas, a agressão aos professores e os índices baixos de ensino. Agrada a muita gente pensar no rigor militar para controlar os hormônios efervescentes da juventude, a gravidez precoce e os meninos respondões. Mais…

A importância dos debates

É quase impossível mudar uma opinião. Talvez exista algum mecanismo de defesa memética, ao melhor estilo Richard Dawkins, protegendo as ideias que já se infiltraram na mente e fechando as portas para todas as outras. Talvez as pessoas sejam apenas cabeça dura mesmo. Mais…

Vá aprender História!

Provavelmente a primeira coisa que se aprende em um curso de História é: “para que serve?”. Uma pergunta importante, afinal de contas, as pessoas estão investindo dinheiro nisso. Mais…

O fake do meu feed

Fake News é a forma abreviada para posts e memes sensacionalistas, criados para causar algum dano e compartilhados por pessoas ingênuas ou preguiçosas demais para procurar a fonte. Mais…

Tentando entender liberdade de expressão com Bolsonaro

O direito à liberdade de expressão é uma conquista recente no Brasil. Apesar de a Constituição de 1967 já garantir o livre pensamento, apenas na Constituição de 1988 esse direito deixou de ser condicionado ao governo e aos bons costumes. Mais…

Porque não excluir um babaca do seu Facebook

Não basta acordar todos os dias e encontrar uma dezena de mensagens de “Bom dia” e mais uma centena de vídeos não solicitados no WhatsApp, ao abrir o Facebook precisamos lidar com discursos enfurecidos Mais…

Existe muita coisa entre a Esquerda e a Direita

Em comum, a Esquerda e a Direita acreditam na utopia. A utopia da Esquerda é a vitória do proletariado sobre a burguesia, do Estado Máximo e do mercado refém da sociedade. Sua base é a igualdade, ou algo próximo disso. Mais…

Por ladrões receosos, outra vez

A diferença explícita entre um regime autoritário e uma democracia é o tempo de permanência no poder. Na democracia, homens brancos ricos e engravatados se revezam, às vezes uma mulher passa na frente e alcança a cadeira mais importante do país, às vezes um negro, e muito raramente, um pobre. Mais…